SOCIEDADE ANÔNIMA DE ÁGUA E ESGOTO DO CRATO


Fundada em 10 de agosto de 1963, durante a gestão do então prefeito, Pedro Felício Cavalcanti, através da Lei Municipal no 651, de 17 de abril de 1963, a SAAEC, conforme o preconizado à luz de seu Estatuto Social tem por objetivo distribuir água tratada e de qualidade para toda a população cratense. 

Os primeiros relatos de abastecimento no Crato começaram com os vendedores que subiam ao pé da serra para captar a água e distribuir a população através das ancoretas dos jumentos. Nos primeiros anos, o Crato possuía 70 fontes em todo seu entorno, sendo a do bairro Granjeiro, a maior.

Na década de 30, o prefeito Filemon Monteses solicitou ao Banco da Caixa Econômica do Rio de Janeiro, o financiamento para a execução do projeto que visava o fornecimento de energia e água para o Crato. O empréstimo foi aprovado em 1936 e após dois anos, em 4 de dezembro de 1938, o prefeito Alexandre Arrais inaugurou a hidrelétrica movida pelas fontes da batateira. No ano seguinte, em 22 de março, era inaugurado o sistema de abastecimento do Crato.

Com o crescimento da demanda, foram construídos chafarizes públicos para atender os usuários que não tinham condições de possuir as suas redes. Depois de alguns anos, a fonte do Grangeiro não conseguia mais abastecer toda a região do Crato sozinha, o que incentivou a execução do programa para a cavação de poços profundos.

Em abril de 1963, o prefeito Pedro Felício Cavalcante criou a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato, tendo como primeiro presidente Brigadeiro José Macedo. A feitura possibilitou a ampliação das redes de poços profundos e a construção dos quatro reservatórios em bairros diferentes.

Atualmente, a empresa é responsável pelo abastecimento de água à mais de 40 mil unidades consumidoras nas áreas urbana e rural com gerências de abastecimento descentralizadas, possibilitando a mesma atenção e manutenção recebida na sede da cidade aos moradores dos 27 sítios com fornecimento de água realizado pela empresa.

Na gestão atual, com amplo apoio da Prefeitura Municipal, maior acionista da empresa, grandes avanços evidenciam a qualidade do serviço prestado, a exemplo da automação de poços que são monitorados 24h por dia, otimizando o sistema e apresentando em tempo real a necessidade de intervenções e manutenções, que são atendidas com maior brevidade devido à ampliação de equipes e frota de veículos. Outro fator de evolução é que a empresa dispõe agora de laboratório próprio de análises de água e efluentes, propiciando um maior controle da qualidade da água ofertada, reduzindo o tempo de emissão de laudos de 10 dias úteis, em laboratórios terceirizados, para, no máximo, 24h.

Tais progressos foram possíveis devido ao maior controle financeiro, com ações de reduções de perdas de materiais e custos, proporcionado também pela construção do almoxarifado no setor de manutenção localizado no bairro Ossian Araripe, viabilizando uma maior organização do estoque, evitando compras desnecessárias e falta de matérias-primas necessárias, melhorias que transparecem uma SAAEC ativa no dia a dia da sociedade cratense.



Yarley Brito - Presidente

Rosário Pinheiro - Diretora Administrativa

Rafael Novais - Diretor Técnico