SOCIEDADE ANÔNIMA DE ÁGUA E ESGOTO DO CRATO
Fundada em 10 de agosto de 1963, durante a gestão do
então prefeito, Pedro Felício Cavalcanti, através da Lei Municipal no 651, de
17 de abril de 1963, a SAAEC, conforme o preconizado à luz de seu Estatuto
Social tem por objetivo distribuir água tratada e de qualidade para toda a
população cratense.
Os primeiros relatos de abastecimento no Crato
começaram com os vendedores que subiam ao pé da serra para captar a água e
distribuir a população através das ancoretas dos jumentos. Nos primeiros anos,
o Crato possuía 70 fontes em todo seu entorno, sendo a do bairro Granjeiro, a
maior.
Na década de 30, o prefeito Filemon Monteses
solicitou ao Banco da Caixa Econômica do Rio de Janeiro, o financiamento para a
execução do projeto que visava o fornecimento de energia e água para o Crato. O
empréstimo foi aprovado em 1936 e após dois anos, em 4 de dezembro de 1938, o
prefeito Alexandre Arrais inaugurou a hidrelétrica movida pelas fontes da
batateira. No ano seguinte, em 22 de março, era inaugurado o sistema de
abastecimento do Crato.
Com o crescimento da demanda, foram construídos
chafarizes públicos para atender os usuários que não tinham condições de
possuir as suas redes. Depois de alguns anos, a fonte do Grangeiro não
conseguia mais abastecer toda a região do Crato sozinha, o que incentivou a
execução do programa para a cavação de poços profundos.
Em abril de 1963, o prefeito Pedro Felício
Cavalcante criou a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato, tendo como
primeiro presidente Brigadeiro José Macedo. A feitura possibilitou a ampliação
das redes de poços profundos e a construção dos quatro reservatórios em bairros
diferentes.
Atualmente, a empresa é
responsável pelo abastecimento de água à mais de 40 mil unidades consumidoras
nas áreas urbana e rural com gerências de abastecimento descentralizadas,
possibilitando a mesma atenção e manutenção recebida na sede da cidade aos
moradores dos 27 sítios com fornecimento de água realizado pela empresa.
Na gestão atual, com amplo
apoio da Prefeitura Municipal, maior acionista da empresa, grandes avanços
evidenciam a qualidade do serviço prestado, a exemplo da automação de poços que
são monitorados 24h por dia, otimizando o sistema e apresentando em tempo real
a necessidade de intervenções e manutenções, que são atendidas com maior
brevidade devido à ampliação de equipes e frota de veículos. Outro fator de
evolução é que a empresa dispõe agora de laboratório próprio de análises de
água e efluentes, propiciando um maior controle da qualidade da água ofertada,
reduzindo o tempo de emissão de laudos de 10 dias úteis, em laboratórios
terceirizados, para, no máximo, 24h.
Tais progressos foram
possíveis devido ao maior controle financeiro, com ações de reduções de perdas
de materiais e custos, proporcionado também pela construção do almoxarifado no
setor de manutenção localizado no bairro Ossian Araripe, viabilizando uma maior
organização do estoque, evitando compras desnecessárias e falta de
matérias-primas necessárias, melhorias que transparecem uma SAAEC ativa no dia
a dia da sociedade cratense.
Yarley Brito - Presidente
Rosário Pinheiro - Diretora Administrativa
Rafael Novais - Diretor Técnico